[Curso] A Inglaterra Vitoriana de Alan Moore: "Do Inferno", sangue, morte e o nascimento do Século XX

Frete grátis

R$160,00


Duração: curso presencial com 4 encontros de 2 horas cada
Datas: Sábados, dias 20/07, 27/07, 03/08 e 10/08
Horário: 10h às 12h
Local: Ugra - Rua Augusta, 1371, loja 116 (confira o mapa)
Idade recomendada: 16+

Um dos maiores roteiristas da história dos quadrinhos, o inglês Alan Moore se notabilizou pelas obras complexas, repletas de referências e pela constante subversão de gêneros consagrados. Moore descobriu novas possibilidades para heróis tradicionais como Batman e Superman, questionou o próprio sentido dos super-heróis em Watchmen, produziu uma alegoria política poderosa no ambiente distópico de V de V ingança e até produziu uma chocante mistura de contos de fadas e pornografia em Lost Girls. De todas as suas obras, Do Inferno (1989-1996), criada em parceria com Eddie Campbell, se destaca pela extensão da pesquisa histórica e pela ambição temática que percorre suas centenas de páginas. Ao narrar a história dos crimes cometidos pelo serial killer Jack, o Estripador, na Inglaterra de finais do século XIX, Moore joga em direção ao leitor teorias da conspiração, um panorama histórico da Inglaterra vitoriana, reflexões sobre a violência e a brutalidade que marcariam o século XX, críticas ao sensacionalismo da imprensa e à divisão brutal entre classes sociais. Do Inferno desnuda, de forma magistral, os subterrâneos que sustentam uma sociedade aparentemente próspera e no caminho do progresso. Ao longo de quatro aulas, mostraremos como essa torrente temática é construída pelo roteiro de Moore e pela arte de Campbell, e também faremos um panorama histórico do cenário no qual transcorre o enredo – a Inglaterra vitoriana – e da própria carreira do roteirista inglês, figura-chave para os quadrinhos modernos.  

PROGRAMA:

Aula 1 – Apresentação do curso; vida e obra de Alan Moore.
Aula 2 – Panorama histórico e cultural da Inglaterra vitoriana; a Inglaterra, o imperialismo e o neocolonialismo; figuras marcantes do cenário inglês que fazem aparições em Do Inferno; a representação do período vitoriano presente em obras como O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson; Londres no traço de Eddie Campbell.
Aula 3 – O enredo e a estrutura de Do Inferno; formas de se narrar a história de Jack, o Estripador. Análise do Prólogo e dos capítulos 1 a 7.
Aula 4 – Análise dos capítulos 8 a 14 e do Epílogo. Conclusão: o legado da obra para os quadrinhos. Participação especial de Jotapê Martins, tradutor da versão brasileira do livro.

SOBRE OS PROFESSORES:

Leandro Samora: Historiador formando pela Unicamp. Professor, escritor, palestrante e pesquisador de Histórias em Quadrinhos. 
Ricardo Amarante: Historiador formado pela Unicamp, mestre e doutor em História Cultural pela mesma instituição, professor, pesquisador em História da América, com enfoque em América Hispânica e EUA. Estudioso de literatura inglesa, com ênfase em Shakespeare. 

SOBRE O CONVIDADO: 

Jotapê Martins é tradutor, editor, psiquiatra, psicanalista e um dos principais nomes do mercado de quadrinhos brasileiro. Iniciou a carreira de tradutor em 1979, ao se voluntariar, durante as férias da faculdade, para traduzir as histórias que gostava de acompanhar nos gibis. Iniciou assim um longevo trabalho na Editora Abril, onde traduziu diversos títulos, principalmente ligados a super-heróis. Em 1997, foi um dos fundadores da Editora Via Lettera, na qual permaneceu até 2005, tendo traduzido e editado obras clássicas como Watchmen e Do Inferno, ambas escritas por Alan Moore. Em 2014, revisou sua tradução para Do Inferno, republicado no Brasil pela Editora Veneta. Atualmente, ainda realiza ocasionalmente traduções para a Editora Panini.