Agenda

Confira nossa agenda de lançamentos, sessões de autógrafo e bate-papos!



LANÇAMENTO: "TRÉGUAS E EPIFANIAS NO PRECIPÍCIO", DE ARLINDO GONÇALVES
Dia: 20 de setembro de 2019 (sexta-feira)
Horário: das 18h30 às 20h45
Onde: Ugra - Rua Augusta, 1371 loja 116
Mais informações: https://www.facebook.com/events/564364547434907/

Sobre o livro de Arlindo Gonçalves*:
"Avenida Celso Garcia, zona leste da cidade de São Paulo. Marcos descobre um boteco e o apelida de Bar Precipício. Lá, se interessa pelas histórias de vida de seus frequentadores – muitos relatos comoventes, outros tantos engraçados. Entre o balcão e as mesinhas do bar, cervejas, destilados e fumaça de cigarro – quando ainda era possível fumar em recintos fechados e de uso coletivo –, Marcos testemunha e narra histórias como a de dona Joana, alcoólatra, analfabeta e marcada por uma tragédia familiar; Nena, sempre embriagada e em desavenças com Aragão, o balconista que a serve a contragosto; o corintiano padre Horácio e os briguentos irmãos Buonarroti, italianos palmeirenses; Luxor, poeta frustrado pelo ineditismo de seus escritos; o estranho casal Dinamarca e Vinte Gramas; o melancólico Barbosa e sua trajetória de exclusão e violência doméstica. Ao longo das novelas que compõem este livro, um segundo narrador conta o que sabe sobre Marcos. Dois Natais são marcantes para a compreensão do universo particular de excluídos da sociedade, que encontram em um velho, sujo e esquecido botequim paulistano, não um precipício de onde possam pular e encerrar suas vidas, mas um seio acolhedor em que desabafam, são autênticos, aliviam e expandem suas existências."

*Arlindo é fotógrafo e escritor. Autor de In Aeternum - Joy Division: a busca afetiva por uma imagem.




LANÇAMENTO: EUNICE MORA NO PENÚLTIMO ANDAR
Dia: 21 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: das 16h às 19h
Onde: Ugra - Rua Augusta, 1371, loja 116
Mais informações: https://www.facebook.com/events/498770204238140/

No sábado, dia 21 de setembro, a Ugra terá o prazer de receber Seraphim Pietroforte para o lançamento da HQ "Eunice Mora no Penúltimo Andar".
Com roteiro de Pietroforte e arte de Aline Daka, a história trata de uma bailarina e um baterista que permeiam a vida de uma tradutora residente no penúltimo andar de um prédio.
O lançamento é uma realização da Série Piu!, iniciativa Pararraios Comics em parceria com a Editora Córrego produzida e organização de Lilli Ferreira e Antonio Vicente Seraphim Pietroforte.

SOBRE OS AUTORES:
• Aline Daka é artista gráfica, professora de artes, ilustradora e curadora da (n.t.) Revista Literária em Tradução. Doutoranda pela UFRGS em Filosofias da Diferença e Educação.
• Seraphim Pietroforte é roteirista e professor de semiótica da FFLCH-USP.




DOMINGO EM QUADRINHOS COM CYNTHIA BONACOSSA E CAETO
Dia: 22 de setembro de 2019 (domingo)
Horário: das 14h às 18h
Onde: Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119
Mais informações: https://www.facebook.com/events/2517524838338329/

Domingo em Quadrinhos é um projeto que visa aproximar o público dos artistas e levar para a biblioteca do Sesc Avenida Paulista a vibrante e diversificada produção das Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Para sua terceira edição, apresentamos um bate papo com Cynthia Bonacossa e Caeto Melo sobre quadrinhos autobiográficos. A conversa tem como objetivo desvendar os bastidores da criação de HQs que narram a vida de seus próprios criadores e debater os desafios e a repercussão dessas narrativas.
Cynthia B. publicou pela Editora Veneta o livro “Estudante de Medicina”, que aborda o cotidiano de festas, dissecações de cadáveres e crises existenciais em uma das mais concorridas faculdades do país.
Caeto publicou "Memória de Elefante" e "10 Anos para o Fim do Mundo" (ambos pela Quadrinhos na Cia/Companhia das Letras) e nas suas HQs narra com extrema sinceridade a sua vida, a relação com seus pais, casamento e filhos.
Na ocasião, acontecerá também uma mini-feira de publicações na sacada da biblioteca.