Agenda

Confira nossa agenda de lançamentos, sessões de autógrafo e bate-papos!



CANNABIS: BATE-PAPO COM JANAÍNA DE LUNA E DIEGO GERLACH
Dia: 17 de julho de 2019 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Onde: Ugra - Rua Augusta, 1371, loja 116
Mais informações: https://www.facebook.com/events/630232884150449

Na quarta-feira, dia 17 de julho, a Ugra terá o prazer de receber a editora Janaína de Luna e o tradutor Diego Gerlach para um bate-papo sobre a graphic novel "Cannabis: a ilegalização da maconha nos Estados Unidos", recém-lançada no Brasil pela Editora MINO. A mediação será feita pelo jornalista Thiago Borges.

SOBRE O LIVRO:
México, 1519. Durante a violenta empreitada colonial espanhola, Hernan Cortés introduz nas Américas o plantio de cânhamo. Em segredo, os nativos começam a consumir a planta. Ao ser levada aos Estados Unidos por imigrantes em busca de trabalho, é compartilhada com trabalhadores negros. Em pouco tempo, a maconha seria denunciada por autoridades como um vício típico de “raças inferiores”. Era o início de toda uma era de desinformação, destinada a criar pânico em relação a uma planta utilizada pela humanidade durante milhares de anos. A cannabis acabaria incluída na Lista I de substâncias controladas, ao lado da heroína. Foi o primeiro passo na chamada “Guerra às Drogas”, que tinha como alvo principal jovens negros, encarcerados aos milhares por pequenos delitos. Com suas raízes em factoides e estudos tendenciosos, essa é a história da relação complexa e carregada de tensões raciais dos Estados Unidos com a maconha.. Uma história que continua até hoje. Box Brown mergulha fundo nessa controvérsia histórica para criar um “argumento em quadrinhos” divertido e extensamente pesquisado sobre o legado da proibição da maconha nos Estados Unidos.

SOBRE OS CONVIDADOS:
• Janaína de Luna é editora-chefe e a força-motriz por trás da editora Mino. Desde 2016, assina também como autora – escreveu "Cais", pequena pérola narrativa com desenhos de Pedro Cobiaco. Atualmente trabalha com o mesmo desenhista em "Diana", quadrinho mais longo e colorido.
• Diego Gerlach é tradutor, quadrinista, ilustrador e designer. São de sua autoria as HQs "Ano do Bumerangue", "Alvoroço", "O Plexo Holístico" e "Nóia: uma história de vingança", além de seu zine-antologia-de-um-autor-só, Know-Haole. Participou de diversas antologias de HQ nacionais e internacionais e desde 2012 mantém o selo independente Vibe Tronxa Comix, voltado sobretudo à publicação de sua própria produção.
• Thiago Borges é jornalista e editor do blog O Quadro e o Risco. Nesse espaço, publica resenhas, artigos, entrevistas e textos analíticos a respeito da linguagem das HQs. Também é revisor de texto freelancer e jurado do Prêmio Grampo em 2018 e 2019.

Na ocasião, "Cannabis" estará à venda com desconto de 20%. E na compra do livro você ainda ganha um cupom de desconto de 10% na Bongada Headshop!